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  • Foto do escritorStephane Castellar

O que você precisa saber sobre Endomarketing

Atualizado: 25 de jul. de 2023

Quando o assunto é Endomarketing, muito se fala e pouco se pratica. Contudo, precisamos saber que o sucesso da minha empresa "passa" por colaboradores satisfeitos.



Pessoas felizes produzem mais (e melhor)! Esta é uma “máxima” que poucos podem discordar, afinal, os resultados e suas consequências são tangíveis. A “novidade” que trago (e que muitos podem desconhecer) é que esta é a essência do endomarketing.


Em uma explicação simplista, o endomarketing é o “marketing para dentro”, ou seja, voltado para seu primeiro (e mais importante) público – os colaboradores. E seu desafio está justamente em como alinhar objetivos, de modo que a equipe se engaje, “vista a camisa” e acredite na organização.


E como não há “fórmula mágica”, precisamos recorrer a algumas técnicas de comunicação e marketing, das quais dependem para termos os melhores resultados.

Por isso, em 1º lugar, precisamos compreender que marketing interno está intimamente ligado à Gestão de Pessoas. E, segundo Analisa Medeiros, referência em Endomarketing no Brasil, a área pressupõe que toda pessoa precisa saber e sentir que é necessária. E isso só acontece quando a cultura organizacional trabalha em prol deste objetivo, através de ações que valorizem a equipe.


Sei bem que gerir pessoas pode ser desafiador, e é neste momento, quando “não sabemos por onde começar”, que as técnicas nos dão suporte e direcionamento. Logo, para ficar claro, ENDOMARKETING NÃO É SÓ fazer um evento no final do ano (a famosa “confra da firma”) ou dar um “agrado” aos aniversariantes do mês, o marketing interno vai muito além e requer comprometimento e dedicação (e mudança, muitas vezes), a começar da alta gestão.



Benefícios do Endomarketing


• Fortalece a cultura organizacional


• Promove engajamento e entrosamento da equipe


• Melhora a comunicação interna e o clima organizacional



Está preparado? Então, mãos à obra! Afinal, começar devagar, aos poucos, é melhor do que ficar parado, né?!



Principais ações


• Pesquisa de clima – é fundamental conhecer sua equipe e compreender a visão ela possui da empresa;


• Forneça feedbacks periodicamente – desta forma, ficará muito mais acompanhar seus colaboradores e sugerir melhorias;


• Estimule uma comunicação aberta entre lideranças e liderados – os “ruídos” na comunicação costumam transformar o ambiente organizacional em um ambiente hostil e de “fofoca”;


• Defina objetivos e metas – as pessoas tendem a se comprometer mais quando possuem metas tangíveis


• Crie políticas e campanhas de benefícios e recompensas


• Estimule sua equipe a buscar constantemente por conhecimento – forneça cursos e treinamentos


• Dê autonomia para tomadas de decisões de assuntos corriqueiros do dia a dia


• Realize pequenos eventos para descontrair


• Conceda benefícios – após ouvir os colaboradores, você saberá o que valorizam e poderá conceder benefícios que agregam valor


• Estabeleça indicadores de resultados – e comunique a todos o que é esperado que façam


• Comemore as metas alcançadas


• Contrate uma consultoria especializada e esteja aberto e disposto a ouvir suas proposições.



Para resumir, de acordo com Saul Bekin, autor da área, fazer endomarketing nada mais é do que oferecer ao colaborador: educação, atenção e carinho, tornando-o bem informado. Consequentemente, cria-se uma consciência empresarial dentro de um clima organizacional positivo.

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