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Foto do escritorStephane Castellar

Conheça o novo consumidor de imóveis

Atualizado: 1 de fev. de 2022

Seja bem-vindo à Era da Experiência, onde "Ir Além" deixou de ser diferencial, para ser exigência. Apresentamos o novo Mercado Imobiliário.



Marketing Imobiliário

Que as mudanças estão cada vez mais velozes não é novidade para ninguém. Que a voz do consumidor foi potencializada com a internet, também não. A questão aqui é que o mercado imobiliário, que antes mostrava certa resistência às alterações comportamentais e digitais, precisou se adaptar para conseguir atender este novo jeito de consumir.


Além do desafio de um novo comportamento, novas relações e até o próprio desenvolvimento humano, surgem então novas maneiras de lidar com um produto e com as empresas das quais compramos, e isso, consequentemente, também afeta e muda a forma de procurar, alugar, comprar ou investir em imóveis. As palavras de ordem para este novo momento são: Gerar Experiências que marcam, que facilitem a tomada de decisão e criem vínculos com o público.


Gerar essas experiências representa conhecer que seu público não é mais o mesmo. Ele tem exigências maiores, mais informação e uma nova relação com a casa. Um exemplo bem claro sobre isso foi uma matéria publicada pela Infomoney, no dia 11 de maio, onde foi feita uma análise sobre o mercado imobiliário em geral, que mostrou alguns apontamentos interessantes e relevantes sobre o compartilhamento de ambientes nas relações “trabalho x casa” e como essa situação já é uma realidade presente na vida das pessoas, resultando em uma "ressignificação" de ambientes, momentos e coisas, tudo isso na busca de uma melhor qualidade de vida.


Com isso, podemos aprender que busca pela casa ideal ganhou um novo significado, se antes da pandemia, estas alterações já eram sentidas e esperadas, o que temos agora é uma aceleração deste modo de viver e procurar imóveis. Tais ocorrências trazem consigo a exigência de uma nova postura para quem atua no mercado imobiliário.


Este consumidor conectado e sempre em busca de Experiências Marcantes, através de relações humanas e verdadeiras, que facilitam sua tomada de decisão, que trazem novidades, ambientes aconchegantes e que o permitam compartilhar fotos e momentos é o retrato do Novo Consumidor. Ele quer ter sua identidade estampada e traduzida em cada cômodo, quer encontrar as informações que precisa de maneira rápida, quer facilidade para alugar, margem para negociar e quer visitar o imóvel sem precisar sair do lugar. Entretanto, mais do que isso, ele quer ser bem tratado, quer se sentir importante, mas não pressionado.


Hoje, o novo consumidor tem em suas mãos o poder de potencializar a famosa propaganda "boca a boca" (e ele sabe disso!). Desse modo, só conseguimos gerar experiências autênticas a partir de relacionamentos honesto.

Diante de tudo isso, percebemos que consumir agora também tem outro significado. Deixou de ser uma mera relação comercial para ser uma relação emocional. A tomada de decisão para a compra de um imóvel pode levar vários meses, por isso, os relacionamentos precisam ser honestos e transparentes. E depois da entrega das chaves, uma nova história pode ser contada, além de ser uma ótima oportunidade para criar uma imagem profissional e sólida. Afinal, não temos mais tempo para nos questionarmos se as mudanças impactarão o segmento, elas JÁ impactam. Adaptação constante, este é o segredo para lidar com o novo modo de consumir.

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