top of page
  • Foto do escritorStephane Castellar

Programa Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida

Atualizado: 1 de fev. de 2022

Saiba o que mudou com o novo programa habitacional do Governo Federal.



casa verde amarela

Na última terça-feira (25), o Governo Federal anunciou o programa habitacional Casa Verde Amarela, que substituirá o Programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O programa passa a ter foco em outros três setores, além do financiamento de imóveis. São eles: ações para regularização fundiária, reforma de imóveis e retomada das obras.


A meta, segundo o Governo Federal, é atingir mais de 1,5 milhão de famílias até 2024.

Os beneficiários, que antes eram divididos em 4 faixas, agora passam a ser divididos em apenas 3, conforme mostra a tabela abaixo:




O novo programa disponibiliza taxas de juros diferenciadas para as regiões Norte e Nordeste, que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, são regiões que historicamente têm uma condição menor em relação aos Índices de Desenvolvimento Humano.


Vale lembrar que os contratos já existentes do Programa Minha Casa Minha Vida permanecem com as mesmas condições, ou seja, as mesmas taxas de juros e prestações.


Também segundo o Governo Federal, haverá um repasse de R$ 25 bilhões, a maioria vinda do FGTS.


Os ajustes finais e as diferenças entre cada grupo ainda serão anunciadas, especificadas e regulamentadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.



bottom of page