Obra: impacto na comunidade

Causar a famosa "boa impressão" nos vizinhos agrega valor e fortalece a marca.

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Vocês já pararam para pensar no impacto que um lançamento imobiliário tem? Ter a notícia que um novo empreendimento vai surgir, gera dor de cabeça em muitos só de imaginar tudo o que uma grande obra representa: barulho, poeira, caçambas, caminhões e toda sorte de transtornos.


Muito tem se falado sobre apoiar causas, ajudar pessoas, criar engajamento e empatia. O termo Responsabilidade Social está na moda e, pelo andar da carruagem, veio para ficar.


Não nos resta dúvidas de que a revolução digital alterou os hábitos e os relacionamentos, inclusive entre pessoas e organizações. A tecnologia trouxe “voz” a todos e, como resultado, temos hoje uma comunicação de “mão dupla”. Se antes apenas as grandes incorporações “podiam falar”, agora todos podem se manifestar. E uma das mudanças mais significativas foi justamente o modo encontrado para cobrar das organizações comportamentos que os consumidores julguem corretos. Sai de cena o “egossistema” para dar lugar ao ecossistema, onde as pessoas estão mais preocupadas com o outro e com os impactos que as ações corporativas geram no ambiente.


Sai de cena o “egossistema” para dar lugar ao ecossistema.

Justamente por ter um grande impacto, uma obra também pode significar uma grande oportunidade de agregar valor e fortalecer a imagem da organização.


É questão de sobrevivência, nos dias atuais, que a empresa consiga gerar admiração dos seus públicos. Um exemplo desta nova forma de se relacionar com as organizações pode ser visto num levantamento divulgado pelo Instituto Ipsos Centro Global de Reputação, que revelou que a nova geração de consumidores nativos digitais aprendeu com o mundo online a contestar paradigmas, reforçando a necessidade de responsabilidade social.


Responsabilidade social é a organização, voluntariamente, se preocupar e contribuir com uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais limpo. Portanto, fica clara a importância e a necessidade de ações que criem vínculos e engajamento com os variados públicos, de modo que as práticas responsáveis sejam percebidas por todos. Sendo fundamental, para que isso ocorra, que a organização se comunique da maneira correta, justamente para que pratique o que prega e pregue aquilo que pratica. Afinal, mais do que consumidores, atualmente temos fiscalizadores. Uma vez comunicada de forma indevida a intenção e a causa em que a organização se dedica, soará como oportunismo.


A democratização da informação cria consumidores cada vez mais críticos.

A seguir listamos algumas ações que podem ser adotadas para agregar valor e minimizar os impactos trazidos pelas grandes obras:


  • Elaborar campanhas como “Visite Nossa Obra”: preparar uma pessoa para recepcionar e fazer um "tour" com os interessados, demonstrando as etapas da obra, como funcionam as áreas, mostrar imagens de como ficará depois de concluído, visitar a unidade decorada (quando houver) etc.

  • Criar campanhas como “Obra Limpa”: ações que reduzam a quantidade de lixo, além de cálculos para evitar desperdício de material, utilizar água de reuso, economizar energia etc.

  • Demonstrar que a região será valorizada com a chegada de um novo empreendimento.

  • Desenvolver projetos sociais, como: cursos de qualificação e alfabetização de adultos.

  • Sempre que possível, empregar moradores da região.


Essas são apenas algumas das ações que podem ser adotadas pelas empresas, mas existem muitas outras que podem ser desenvolvidas para cada tipo de situação. Já que a tecnologia alterou tanto nossos relacionamentos, precisamos aprender a lidar com isso da melhor forma possível, absorvendo o que ela tem de melhor para oferecer e gerar inovação a partir disso. Se as mídias digitais permitiram que todos opinem a respeito de tudo, que estejamos preocupados em adotar comportamentos que nos deixem orgulhosos, de modo que aquilo que falam sobre nossas empresas e procedimentos, de fato, criem admiração em todos!


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