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  • Foto do escritorStephane Castellar

Branding no mercado imobiliário

Um assunto que muitos falam, mas poucos executam. Descubra a importância de gerir sua marca com eficiência e visão de longo prazo.



Ferrari, Coca-cola, Harley-Davidson, Apple, Volvo... o quê essas marcas têm em comum? Rapidamente, você poderá se lembrar de características que as tornam únicas, não é mesmo? E isso não é mera coincidência, mas sim um excelente trabalho de BRANDING.


Segundo Walter Landor, considerado o ‘pai do design emocional’, “produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”. Eis então, resumidamente, o que branding quer dizer.

Mas sendo mais específica, branding é a estratégia de gestão da marca, onde buscamos admiração e desejo pelos valores que criam em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações positivas e conexões fortes, o que contribuirá para a lembrança do consumidor e, consequentemente, facilitará sua tomada de decisão.


Como temos visto, no mercado imobiliário a concorrência está cada vez maior, pequenas e grandes construtoras precisam se destacar para atrair seu público-alvo e serem lembradas na hora da busca por imóveis. Logo, se você deseja permanecer no mercado, ser lembrado, virar sinônimo de qualidade e respeito ao cliente, investir em sua marca é crucial!


Com o passar dos anos, tenho ouvido e visto os mais variados tipos de desculpas para que o branding não fosse uma prioridade: que só empresas grandes precisam se preocupar com isso, que era caro, que seria 'inútil', que não conseguiria, que era muita coisa e não havia 'braço' para esta área, que o que importava era um bom produto etc... E se você pensa desta forma, sinto lhe dizer que está enganado e urge que reveja seus conceitos a este respeito.


Em primeiro lugar, entenda que investir em uma gestão estratégica é fundamental para 'criar raízes', consolidar sua marca e ter excelentes resultados a longo prazo. Afinal, a Coca-Cola, a Apple e a Ferrari não se tornaram o que são 'da noite para o dia'. Portanto, pensamentos do tipo: 'Sempre fiz assim e deu certo!" ou 'Faço isso há décadas e estou aqui até hoje' não cabem mais na atualidade.


O branding é o que te dará reconhecimento e solidez a longo prazo. E a boa notícia é que em nosso segmento - mercado imobiliário - TODOS OS DIAS temos oportunidade de 'fincar' mais uma estaca, uma vez que lidamos com sonhos. Portanto, tornar esta experiência memorável, agradável e ímpar se torna fácil, pois as possibilidades são infinitas!



Dentre os vários benefícios da Gestão de Marca no Mercado Imobiliário, destaco a seguir alguns deles:


• Aumento da confiança do público (essencial na hora de fechar um negócio, afinal, é esta confiança que fará o comprador ter certeza que vai receber seu imóvel no final do período de obras)


• Presença na mente do consumidor (ser “top of mind” significa que meu público vai sempre lembrar de mim e me indicar para seus familiares e amigos)


• Maior valor agregado à marca (este item é o que torna meu produto um objeto de desejo, que se torna sinônimo na hora da compra, que faz o meu cliente entender que entrego mais do que ele comprou)


• Lealdade à marca (de acordo com uma pesquisa de marketing, é até 5x mais barato fidelizar um cliente do que trazer um novo. A lealdade me traz, automaticamente, novos negócios. O comprador leal pensa na minha empresa antes de procurar qualquer outra, ele faz 'up grade' de moradia, compra para seus filhos e, 'prega' sobre a marca por você, ele te defende)



De acordo com a pesquisa anual realizada pela Edelman (agência internacional e referência em comunicação), a Trust Barometer, 64% das pessoas dizem confiar em empresas e ONGs competentes e éticas. Ou seja, só é possível transmitir confiança e seriedade através de uma gestão de marca competente e de adoção de ações que expressem os valores reais da organização.


E quando se trata do mercado imobiliário, esta credibilidade é “testada” a todo momento, haja vista o valor pecuniário do produto e seu prazo de entrega, por isso, é fundamental compreender que zelar pela marca é tão importante quanto zelar pelo padrão construtivo, prazo de entrega e acabamentos de um empreendimento.


Agora, se está na dúvida de por onde começar, trago uma segunda boa notícia: a 3dJobs pode te ajudar nisso também! Temos as soluções adequadas para o seu negócio. Soluções que vão além do marketing imobiliário, mas que te auxilia na construção de uma imagem corporativa sólida, séria e comprometida, que vai desde pesquisas de mercado até planos de comunicação e relacionamento com o cliente, fora os serviços que você já conhece - estratégicas de marketing imobiliário, marketing digital, tour virtual e muito mais.


Para finalizar, eu te deixo um desafio: atualmente, o que torna sua marca única? Ao que seu nome está associado?

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