Como transformar suas estratégias de marketing e começar a criar conexões com as pessoas?
Quando falamos em atendimento e relacionamento com o cliente, estamos também falando de comunicação. Uma comunicação ineficaz com os clientes possivelmente afetará negativamente os resultados esperados pelas organizações.
Proporcionar um atendimento de qualidade é um dever de todas as empresas. Entretanto, é necessário ir além e oferecer uma comunicação que seja humanizada.
A comunicação humanizada caracteriza-se pela adoção de um posicionamento acessível, empático e descomplicado com as pessoas, buscando compreender a forma como os consumidores gostariam de se comunicar.
A comunicação humanizada se resume a um posicionamento com o objetivo de aproximar a relação com seus consumidores. Dessa forma, pode-se construir uma parceria mais sólida e duradoura. Esse é um princípio essencial no posicionamento de marcas bem-sucedidas na era digital
A abordagem humanizada torna a comunicação com os clientes ainda mais natural, proporcionando uma experiência de atendimento positiva. Consequentemente, consolida-se na organização um diferencial competitivo, capaz de atrair novos consumidores e manter os atuais.
A internet é um espaço com grande fluxo de informações, sobre os mais variados temas, dessa forma, é necessário que uma marca ofereça uma comunicação qualificada, a fim de ocupar um lugar de lembrança na mente das pessoas.
Vamos buscar entender por que esse assunto é tão importante e como é possível humanizar a comunicação da sua empresa?
Como humanizar sua marca?
Os consumidores estão cada dia mais conscientes acerca do poder de decisão de compra que possuem. Com o grande número de ofertas existentes hoje no mercado, conquistar a fidelidade do consumidor se tornou um desafio. Ou seja, somente apresentar um bom custo-benefício já não é o suficiente.
O consumidor tem levado em conta diversos fatores antes de consumir uma determinada marca. A forma de atendimento ou a qualidade do suporte das organizações, por exemplo, podem ser fatores cruciais para a conquista de sua fidelidade.
Pessoas preferem se comunicar com pessoas. Ao entrar em contato com uma marca, o consumidor deseja que suas considerações sejam ouvidas e que exista alguém disposto a ajudá-lo de forma genuína.
A comunicação humanizada é hoje um fator de grande importância. Então, é hora de entendermos como aplicá-la na prática.
Veja a seguir algumas dicas de como humanizar a comunicação de sua marca:
Priorize o atendimento humano
Sabemos que a automatização de alguns procedimentos comunicacionais pode agilizar e diminuir o custo acerca de determinados processos. Entretanto, é sempre bom estar alerta se essa automatização está rendendo resultados positivos e sanando a necessidade dos consumidores que entram em contato com a organização.
De fato, alguns atendimentos curtos e simples podem ser muito bem resolvidos com o uso de robôs, mas é preferível que sempre exista uma equipe de comunicação preparada para atender seus clientes e auxiliá-los no que for necessário.
Normalmente, o consumidor deseja conversar com alguém que esteja disposto a escutá-lo, que possa compreender o seu apelo e oferecer soluções e respostas precisas.
Utilize uma linguagem acessível
Não há nada melhor que uma comunicação eficaz e assertiva. Por isso, busque sempre se comunicar de forma que todos possam te compreender.
Algumas marcas acreditam que a utilização de uma linguagem rebuscada e de termos difíceis (ou jargões) são fatores que agregam valor e credibilidade. Ao contrário disso, utilizar de uma linguagem não comum para todos pode tornar sua marca inacessível e pouco inclusiva.
Comunique-se sempre com seus consumidores de forma muito clara, com uma linguagem de fácil compreensão para eles, e que auxilie na construção de uma conexão entre empresa-cliente, garantindo que a mensagem seja clara e recebida da maneira correta.
Permita também a utilização de uma linguagem mais descontraída, através de memes, bordões e a utilização de uma “pitadinha” de humor de vez em quando.
Evite estratégias invasivas de comunicação
Marcas que adotam a comunicação humanizada, deixam de lado estratégias invasivas e interruptivas. Ao invés de utilizar propagandas que atrapalham o usuário e invadem seu “espaço”, as marcas estão se adaptando, pensando em estratégias de marketing que não sejam incômodas.
Dessa forma, vale o investimento no Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo. Essas técnicas são recomendadas para a criação e o desenvolvimento de uma relação de confiança entre a marca e o consumidor, através da veiculação de conteúdos relevantes que educam os usuários e os aproximam da marca.
Mostre quem está por trás do negócio
Toda marca tem por trás de si uma pessoa ou uma equipe, e seus consumidores estão interessados em saber quem essas pessoas são.
O processo de humanização de uma marca deve mostrar que a marca é gerida, de fato, por pessoas reais. Apresentar ao público um pouco sobre essas pessoas, como seus nomes, cargos (e até mesmo o dia a dia), já é um grande passo na criação de uma relação mais próxima.
Você não precisa expor toda a sua vida e fazer das mídias sociais da organização o seu próprio feed, porém é bastante benéfico deixar que as pessoas saibam quem você é.
Aposte em uma estratégia qualificada de Branding
Aposte na criação de um Branding sólido para sua marca. O conjunto de estratégias contempladas no Branding são essenciais para caracterizar e posicionar uma marca diante dos seus públicos.
Dessa forma, desenvolva uma identidade visual consistente e estabeleça a “personalidade” da sua marca. Assim, você pode humanizar sua marca, estabelecendo um padrão comunicacional que a distinguirá da sua concorrência. Defina também os conteúdos com os quais a sua marca será associada e abordará em sua comunicação, serão eles os responsáveis por “traduzir” sua estratégia.
Importância da comunicação humanizada no setor imobiliário
Quando nos referimos ao setor imobiliário, é fundamental que exista, por parte das organizações desse ramo, uma preocupação em estabelecer uma comunicação humanizada.
Muitas vezes, ao falarmos de imóveis, estamos falando de um dos maiores investimentos da vida de seu cliente e também da possibilidade de realização de um sonho, além de ser um dos produtos com maior valor agregado do mundo. Por isso, a comunicação estabelecida deve levar em consideração um atendimento que seja humano e demonstre a preocupação em fornecer ao consumidor uma excelente experiência.
Por isso, preocupe-se em fornecer um atendimento de qualidade ao seu possível cliente, desde o primeiro contato. Tenha uma equipe de corretores bem treinados, que consigam compreender as necessidades dos clientes, atendê-los da melhor forma e, consequentemente, transmitir a cultura, visão e valores da sua organização.
É muito provável que um cliente que se sinta bem atendido por sua empresa, a indique para familiares e amigos. Lembrando que as redes sociais potencializaram o famoso “boca a boca”. Então, quando uma marca se destaca (positivamente) no atendimento, as pessoas têm prazer em dizer compartilhar.
Você já tinha parado para pensar nisso? O que você faz para humanizar a comunicação da sua empresa?
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